Klimt & Schiele: Eros e Psique

Klimt & Schiele. Eros and Psyche (título original)
|
1h35 |
Documentário
Data de Estreia: 05/04/2020
Estreia nos cinemas: GuimarãeShopping | W Shopping
Realização: Michele Mally
Atores: Lorenzo Richelmy, Maxi Blaha, Rudolf Buchbinder
País: Itália
Idioma: Italiano

Sinopse:

1918. Enquanto o rugido dos canhões da Primeira Guerra Mundial morria, no coração da Europa Central, em Viena, uma era dourada chegava ao fim. O Império Austro-Húngaro começava a desintegrar-se. Na noite de 31 de outubro, Egon Schiele morre em casa, sobre a própria cama, tornando-se assim uma das 20 milhões de mortes causadas pela Gripe Espanhola. Morreu a encarar a doença invisível da única forma que pôde: pintando-a. Tinha 28 anos. Apenas alguns meses antes, o salão principal do edifício da Secessão havia recebido os seus trabalhos: 19 pinturas a óleo e 29 ilustrações. Esta foi a sua primeira exposição bem sucedida, uma celebração à uma nova ideia de pintura que retratava as ansiedades e desejos humanos.

Alguns meses antes, o seu professor e amigo Gustav Klimt faleceu. Desde a mudança do século, havia mudado fundamentalmente a forma como as pessoas se sentiam em relação à arte e criou um novo grupo: A Secessão. Hoje, as obras de Klimt atraem visitantes de todas as partes do mundo a Viena ou à New Gallery em Nova York, ou tornam-se estrelas de cinema como em A Dama Dourada. Mas também são ícones pop que nos acompanham nos no quotidiano em posters, cartões e calendários.

Agora, 100 anos mais tarde, as obras de arte destes visionários – entre a Art Nouveau e o Expressionismo – uma vez mais são o centro das atenções na capital austríaca, juntamente com os do designer e pintor Koloman Moser e do arquiteto Otto Wagner, os quais também morreram em Viena naquele ano, 1918.

A tomar como ponto de partida algumas das muitas exposições planeadas do jubileu, o filme evento reconta este período extraordinário: um momento mágico para a arte, a literatura e a música, durante o qual novas ideias circularam, Freud  descobria as unidades da psique e as mulheres começavam a reivindicar a sua independência.

De momento, não existem sessões disponíveis

Sessões